ATIVIDADE RELEVANTE SOBRE O PROFESSOR
Para que o professor ensine os pressupostos básicos de sua disciplina, é preciso observar a realidade dos alunos, procurarem conhecer suas necessidades, dificuldades e expectativas, visando um maior desenvolvimento global dos alunos.
O professor pode estar adequando a disciplina à realidade dos alunos, por meio de debates críticos, por rever suas práticas educacionais e utilizando todos os recursos materiais e humanos possíveis. Fazendo isso, irá refletir sobre sua forma de pensar e agir, com o intuito de tentar fazer com que o ensino se torne mais democrático. Onde sua figura não seja vista como autoritária, e sim, mediadora do ensino aprendizagem.
À medida que o professor adequa sua maneira de ensinar à realidade dos alunos, será muito mais fácil contribuir para a formação dos indivíduos. Quando o professor interage e mantêm uma relação baseada no diálogo com os alunos, suas aulas tornam-se mais dinâmicas e os alunos tornam-se mais criativos, críticos, questionadores e curiosos.
O professor pode tentar influenciar e transformar o mundo de acordo com suas concepções e tendências às quais se baseia. Deve tentar ensinar conhecimentos que serão úteis aos que estão aprendendo. Deve adequar-se à realidade das escolas, que na maioria das vezes não tem o recurso adequado para a inovação do ensino.
Para tentar mudar o mundo, é necessário que o próprio professor passe por mudanças, estudando, especializando-se e inovando sempre que possível. O professor deve trabalhar junto com a família, para tentar auxiliar no desenvolvimento dos alunos. É preciso que haja interação entre ambas as partes. Deve ensinar de forma ética e moral, pois só assim os alunos terão muito mais chances de agir da mesma forma na sociedade em que vive.
O ensino ministrado nas escolas não serve apenas para que o aluno entenda a realidade. Mas que o mesmo crie e tenha atitudes para resolver determinados problemas, em situações diversificadas. O ensino também deve preparar o aluno para se situar na sociedade capitalista, por que querendo ou não, o mesmo terá de se preparar profissionalmente para atender suas respectivas necessidades.
Para que o professor elabore planos de aulas condizentes com a realidade de sua turma, é preciso tentar conhecer ao vários ângulos em que o aluno está envolvido. Se o professor necessitar de apoio, o seu papel e dever é de tentar buscar conceitos com outras pessoas como: orientadores educacionais, psicólogos escolares, professores de outras turmas, e também por meio de cursos, estudos, especializações e pesquisas, por que o tempo e os acontecimentos não param, é preciso atualizar-se.
Para planejar bem é preciso levar em consideração alguns tópicos, sendo: Possibilitar ao aluno atividades que não discriminem suas origens. Tentar atender as peculiaridades de cada um. Adequar suas aulas a era digital. Ensinar os alunos por meio de um clima harmonioso. Utilizar de recursos que facilitem a aprendizagem. Se expor por meio de uma linguagem clara e objetiva. Agir de maneira ética e paciente. Acompanhar o progresso do aluno paulatinamente. Auxiliar em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Favorecer relações de confiança entre aluno-professor e aluno-aluno. Propor acesso da comunidade no seio da escola. Fazer com que o aluno pense, e não apenas oferecer as respostas prontas. Tornar as aulas mais descontraídas e harmoniosas. Estabelecer os objetivos das aulas e dominar o conteúdo. Favorecer uma relação baseada na cooperação, na criatividade e principalmente no respeito de ambas as partes.
Para que o professor ensine os pressupostos básicos de sua disciplina, é preciso observar a realidade dos alunos, procurarem conhecer suas necessidades, dificuldades e expectativas, visando um maior desenvolvimento global dos alunos.
O professor pode estar adequando a disciplina à realidade dos alunos, por meio de debates críticos, por rever suas práticas educacionais e utilizando todos os recursos materiais e humanos possíveis. Fazendo isso, irá refletir sobre sua forma de pensar e agir, com o intuito de tentar fazer com que o ensino se torne mais democrático. Onde sua figura não seja vista como autoritária, e sim, mediadora do ensino aprendizagem.
À medida que o professor adequa sua maneira de ensinar à realidade dos alunos, será muito mais fácil contribuir para a formação dos indivíduos. Quando o professor interage e mantêm uma relação baseada no diálogo com os alunos, suas aulas tornam-se mais dinâmicas e os alunos tornam-se mais criativos, críticos, questionadores e curiosos.
O professor pode tentar influenciar e transformar o mundo de acordo com suas concepções e tendências às quais se baseia. Deve tentar ensinar conhecimentos que serão úteis aos que estão aprendendo. Deve adequar-se à realidade das escolas, que na maioria das vezes não tem o recurso adequado para a inovação do ensino.
Para tentar mudar o mundo, é necessário que o próprio professor passe por mudanças, estudando, especializando-se e inovando sempre que possível. O professor deve trabalhar junto com a família, para tentar auxiliar no desenvolvimento dos alunos. É preciso que haja interação entre ambas as partes. Deve ensinar de forma ética e moral, pois só assim os alunos terão muito mais chances de agir da mesma forma na sociedade em que vive.
O ensino ministrado nas escolas não serve apenas para que o aluno entenda a realidade. Mas que o mesmo crie e tenha atitudes para resolver determinados problemas, em situações diversificadas. O ensino também deve preparar o aluno para se situar na sociedade capitalista, por que querendo ou não, o mesmo terá de se preparar profissionalmente para atender suas respectivas necessidades.
Para que o professor elabore planos de aulas condizentes com a realidade de sua turma, é preciso tentar conhecer ao vários ângulos em que o aluno está envolvido. Se o professor necessitar de apoio, o seu papel e dever é de tentar buscar conceitos com outras pessoas como: orientadores educacionais, psicólogos escolares, professores de outras turmas, e também por meio de cursos, estudos, especializações e pesquisas, por que o tempo e os acontecimentos não param, é preciso atualizar-se.
Para planejar bem é preciso levar em consideração alguns tópicos, sendo: Possibilitar ao aluno atividades que não discriminem suas origens. Tentar atender as peculiaridades de cada um. Adequar suas aulas a era digital. Ensinar os alunos por meio de um clima harmonioso. Utilizar de recursos que facilitem a aprendizagem. Se expor por meio de uma linguagem clara e objetiva. Agir de maneira ética e paciente. Acompanhar o progresso do aluno paulatinamente. Auxiliar em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Favorecer relações de confiança entre aluno-professor e aluno-aluno. Propor acesso da comunidade no seio da escola. Fazer com que o aluno pense, e não apenas oferecer as respostas prontas. Tornar as aulas mais descontraídas e harmoniosas. Estabelecer os objetivos das aulas e dominar o conteúdo. Favorecer uma relação baseada na cooperação, na criatividade e principalmente no respeito de ambas as partes.
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