domingo, 20 de julho de 2008


FATORES QUE INFLUÊNCIAM O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO



Os três fatores que interagem e influenciam no processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, são os orgânicos, psicológicos e ambientais.
Os fatores orgânicos, referem-se ao tipo de saúde que a criança tem, podendo ser deficiente. Refere-se às limitações do corpo humano, sendo por falta de uma alimentação adequada ou por deficiência de alguns de seus membros ou órgãos.
O fator orgânico pode ser analisado pelo tipo de saúde que a criança tem. Se a mesma fica doente com freqüência, se estes problemas de saúde são graveis ou simples, herdados ou gerados por falta de uma alimentação adequada, por falta de tomar os remédios necessários e se até mesmo à água que bebe é filtrada e fervida.
Se o aluno não dá conta de participar de alguma atividade psicomotora ou se não tem concentração em atividades cognitivas, pode ser por fome ou desnutrição. O psicopedagogo deve estar atento também se o aluno tem algum tipo de limitação física. Sendo por falta de algum órgão ou membro.
Analisando todos estes aspectos, deve oferecer apoio aos alunos, familiares e professores. É preciso, comunicar a família sobre o desenvolvimento do aluno, orientar professores para que adequem suas aulas, e acompanhar o progresso dos alunos.
Os fatores psicológicos, referem-se ao que está no psíquico da pessoa. É a forma como ela representa sua extravagância, timidez, nervosismo, impaciência, características da própria personalidade, forma de agir na sociedade, sentido de exclusão e inferioridade.
O fator psicológico pode ser analisado por meio de um estudo sobre o comportamento da criança. O psicopedagogo deve verificar se a criança apresenta traços de timidez por ter vergonha de falar ou brincar. Se a mesma apresenta traços de extravagância, por meio de atitudes como: gritar, rasgar atividades e quebrar brinquedos. Se apresenta traços de nervosismo, desesperando-se ou chorando quando não entende, ou não consegue concluir determinada atividade ou brincadeira. Traços de impaciência onde não espera sua vez de falar. Traços de egocentrismo, quando não quer deixar ninguém mexer no que é seu. O que na maioria das vezes é normal estar presente nos primeiros anos escolares. Se apresenta traços de que já passou por algum trauma infantil gerado por agressões ou acidente.
Analisando estas e outras situações, o psicopedagogo deve tentar trabalhar cada uma delas por meio da ludicidade e psicomotricidade. Instigando equilíbrio, criatividade, autonomia, agilidade e interesse em aprender a aprender.
Os fatores ambientais, referem-se ao tipo de educação e cultura que a criança recebe desde seu nascimento até os dias atuais, oferecido pela família, pelo meio social, pela escola e pelos meios de comunicação.
O fator ambiental deve ser analisado pela forma com que a cultura é transmitida para a criança e a maneira com que é estimulada ou não pela família. É importante que o psicopedagogo conheça e analise a relação professor aluno, aluno-aluno, a metodologia utilizada na escola, a forma com que o aluno tenta superar suas dificuldades para tentar aprender, se o ambiente cultural propicia ou não o desenvolvimento.
No decorrer das análises, o psicopedagogo deve propor ao professor que trabalhe de acordo com a realidade dos alunos, que a família ofereça suporte ao desenvolvimento global da criança, que o aluno saiba que a sociedade é formada de várias opiniões, e mesmo com tantas opiniões, é preciso que ao aluno forme sua opinião de forma íntegra e responsável, respeitando as opiniões das outras pessoas.

Considerações finais

Se a criança apresenta dificuldades é preciso conhecer seu ambiente familiar, fatores genéticos e orgânicos, tentando descobrir o que se passa em sua mente. O fracasso escolar não se refere apenas a um fator, mas a uma junção de vários fatores. É preciso que a ação do psicopedagogo leve em consideração o fator orgânico, psicológico e ambiental, para tentar identificar as causas de determinados problemas de aprendizagem. Desta forma, poderá planejar possíveis atividades que poderão solucionar estes ou outros problemas de aprendizagem.

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