quinta-feira, 18 de setembro de 2008

VIGÉSIMO ENCONTRO


MUDANÇA LINGUÍSTICA (FASCÍCULO 6)


Hoje antes do início da aula, teve uma discussão sobre temas diversos, como avaliação, gramática, conteúdo, coletividade, ingenuidade dos alunos e outros. O bom destes debates, é poque acabamos fazendo um paralelo com nossa sala de aula. Eu tenho muitos alunos ingênuos. Assim como também tenho alunos que já falam sobre sexo, drogas e espancamento (muito triste isso!).

Depois pudemos ouvir a leitura do caderno compartilhado. A colega Márcia nos deu este prazer.

Tivemos a oportunidade de cantar a música "Como uma onda" Lulu Santos. A música traz boas lembranças... E a vida realmente é como a onda do mar. As coisas vão e voltam e nunca é a mesma coisa.

A tutora fez um paralelo da música com o fenômeno mudança.

A língua está em constante transformação. É como uma onda que vem e vai.

Na língua, o velho e o novo convivem juntos.

Língua- museu ou máquina do tempo? Acredita-se que seja uma máquina do tempo. Pois tem a oportunidade de viajar pelas várias épocas e anos.

Pudemos analisar o texto de Francisca da 5a série (fascículo 6). Ela falava FRUITA, e os colegas riram e falaram que era FRUTA. Desde aquele dia a fruta nunca mais teve o mesmo sabor.

Por causa de uma letra, ela deixou de ficar falando a palavra. Isso acontece muito nas escolas, já aconteceu comigo. Eu falava ROVIÁRIA (RODOVIÁRIA), OMBINUS (ÔNIBUS), entre outras. Apesar de fazer muito tempo, eu nunca me esqueci de que minha professora me fez copiar estas palavras várias vezes.

É necessário respeitar a fala dos outros, evitando constrangimentos. Quando algum aluno meu tenta discriminar um colega pelo que falou, ou pela forma que falou, já evito a situação. Explicando que é preciso respeitar a forma com que o outro fala.

Antes o Fruita fazia parte da variante mais antiga. Isso é mais um motivo de não criticar a fala do outro.

Ninguém fala como se prescreve a gramática. A gramática é uma ideologia. Faz parte da norma padrão em um momento da língua.

Nós professores estamos em uma sala de aula, para ensinarmos a norma padrão.

A tutora contou um trecho bíblico, que consta no fascículo 6. Neste trecho, mostra que já muito antigamente, as pessoas eram assassinadas pela forma com que falavam (LOUCURA ISSO!).

MUDANÇAS: FRUCTA-FRUITA-FRUTA (Estudo sincrônico da língua).

Observação: Labov é o pai da linguística

Depois da aula, no outro dia com meus alunos, citei a história da FRUITA, e eles disseram que daqui a algum tempo a palavra FRUTA será apenas FUTA. Porque sem o R fica mais fácil de falar. Acho que eles têm razão.

2 comentários:

sadrianna disse...

Vivi,

Muito interessante a sua postagem!São reflexões dessa natureza que precisam ser postadas com frequência no blog.Que legal a forma FUTA!Lembra-se de que eu disse que é o falante mais jovem quem impulsiona a mudança?E é por isso,por serem dinâmicos e criativos como os seus alunos.Mande um beijo para eles.
Abraços,
Adriana.

sadrianna disse...

Vivi,

Entre no meu blog e leia o comentário que o Profº Dioney,doutor em Linguística/UNB,fez no post COISA DE CRIANÇA!SERÁ????.
Abraços,
Adriana.