segunda-feira, 1 de setembro de 2008

MUNDO LITERÁRIO


DESCRIÇÃO DO TRABALHO COM O MUNDO LITERÁRIO



No início do mês de abril, comecei com meus alunos de quarta série, um projeto onde eles mesmos estariam criando seu livro com histórias recontadas por eles. Para a escolha do nome do livro, foi feita uma votação onde puderam opinar livremente (foi uma comédia).

Desde este mês já produzimos mais de 15 histórias. Algumas histórias são divididas em primeira e segunda parte devida sua extensão.

Primeiro conto uma história, faço as devidas orientações e os mesmos iniciam seu reconto. Algumas vezes mudam o final da história, acrescentam fatos novos, fazem em forma de poesia, narrativa, anúncio de vendas e outros. Depois de dissertarem, os alunos fazem as ilustrações de acordo com a história.

Todas as histórias produzidas passam nas mãos dos próprios colegas, para depois chegar nas minhas. Fazemos a reestruturação juntos, para que possam mudar algo se necessário. ´

Depois destes 4 meses, percebo grande progresso entre eles. Em especial o da minha aluna com Dislexia e a outra com Deficiência Mental. As duas realmente me surpreenderam.

A cada dia que passa fico mais feliz e emocionada com o progresso dos alunos.

Eu acredito na educação, e por isso estou fazendo a minha parte (coloco a cabeça no travesseiro e durmo com o sentimento de dever cumprido).

Um comentário:

sadrianna disse...

Adorei seu projeto "Mundo Literário"!Vou guardá-lo na minha caixinha de boas idéias,pois pretendo utilizá-lo no futuro.Posso?