- Coerência (material linguístico);
- Coesão (material linguístico);
- Intencionalidade (está diretamente relacionada com o escritor do texto);
- Aceitabilidade (é do leitor);
- Informativa (fatores pragmáticos- á prática que vai identificá-los);
- Situacionalidade (fatores pragmáticos- á prática que vai identificá-los);
- Intertextualidade (fatores pragmáticos- á prática que vai identificá-los).
A coesão tenta estabelecer um elo entre uma idéia e outra (harmonia interna).
A coerência é a harmonia externa.
A tutora Adriana explicou a diferença entre coesão e coerência. Leu dois textos, onde um estava sem "erros de grafia" mas um texto pobre de sentido. Enquanto o outro tinha alguns "erros", mas que era rico de idéias, tinha um sentido mais abrangente.
O texto é uma unidade de forma.
Participamos de uma dinâmica chamada disparate. Foi muito engraçada.
Cada grupo teve que escrever em fichas coloridas alguns fatos, sendo:
- Cartolina rosa- O que aconteceu?
- Cartolina laranja- Onde aconteceu?
- Cartolina bege- Quando aconteceu?
- Cartolina branca- Quem foram os envolvidos?
- Cartolina Verde- Qual o desfecho da história?
Depois que cada grupo escreveu, a tutora recolheu e distribui as cartolinas misturadas para os grupos. Com os cartões que recebemos tivemos que escrever um texto. Nosso texto ficou bem engraçado, ficando da seguinte forma:
Uma grande confusão
Gama, 29 de outubro de 2008.
Aos 29 dias do mês de outubro do ano de 2008, na cidade do Gama, localizada no Distrito Federal, occorreu um grande desastre no CEF 09.
Era uma tarde de quarta-feira, após uma manhã muito quente. Nesta escola haviam professores que se encontravam no curso de alfabetização e linguagem e também alguns moradores da região.
Quando menos se esperava, iniciou uma grande tempestade. todos ficaram assustados. As casas ficaram destelhadas, as árvores caíram e vários objetos ficaram destruídos.
De repente apareceu um grande lobisomem e falou:
- Quem quer dinheiro?
Foi quando percebeu que estava participando do Topa Tudo por Dinheiro.
A professora Adriana gritou:
- Eu!!!
E acabou caindo da cama. Percebendo que estava sonhando.
Cada grupo leu suas fichas e seu cartaz. Depois a tutora pegou o nosso texto para analisar.
Durante a análise explicou que coesão textual estava no interior do texto. Que são recursos linguísticos que interligados sustentam a construção da coerência textual. É a coesão que liga uma parte na outra, ou seja, uma idéia na outra. A coesão sequencial faz o texto avançar, apresenta uma sequência. A coesão referencial faz referência a um texto que já foi citado.
Até a aula de hoje ainda apresentava confusão em relação a coesão e coerência, saí do curso mais aliviada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário