quinta-feira, 27 de março de 2008

1º Encontro 27 de março de 2008


RELATO DO PRIMEIRO ENCONTRO




Todos se apresentaram, recebemos informações sobre o curso. Tivemos algumas bibliografias sugeridas como: A língua de Eulália (Marcos Bagno); Preconceito Linguístico (Marcos Bagno); Alfabetização e letramento (Magda Soares).

Ouvimos duas histórias interessantes sendo "Moça tecelã" e o "Caminhar".

Participamos de uma dinâmica chamada linha do tempo. Onde tivemos que traçar os acontecimentos mais marcantes de nossa profissão, com um barbante e folha branca. Fizemos as exposições das obras de arte.

quarta-feira, 26 de março de 2008

PROPÓSITO PESSOAL


EU....


Não busco ser melhor do que os outros, e nem tento me amostrar para os outros. Faço o possível para atender as necessidades e tentar diminuir as dificuldades dos meus alunos. Para auxiliá-los, sempre estou em busca de novas informações, trocando idéias com colegas, fazendo cursos de aperfeiçoamento, pesquisas e outros. Quero colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente, tendo a certeza de que fiz o melhor para eles.

PROPÓSITO DA DISCIPLINA


LEIA COM ATENÇÃO...

Acredito que este propósito está ligado diretamente a analisar e mudar a forma de se trabalhar nas escolas. Professores precisam repensar seus atos, buscar novos conhecimentos e tentar ao máximo adapatar suas aulas aos conhecimentos e cultura de seus alunos.

APRESENTAÇÃO DO PORTFÓLIO




EXPLICAÇÃO SOBRE O BLOG



As atividades presentes neste blog têm como objetivo, informar as atividades observadas e realizadas no Curso Alfabetização e Linguagem destinado as Séries Finais do Ensino Fundamental, e fala também um pouco dos meus estudos. Relatando as experiências vivenciadas durante as aulas, durante a escolha do livro didático, durante os planejamentos para as próprias aulas e outros. Refletindo assim, sobre os acontecimentos, sobre a didática e metodologia aplicada pelo professor em suas atividades propostas. Portanto, todos estes passos, têm o intuito de auxiliar o professor na melhor maneira de se trabalhar com os alunos, a fim de propiciar um maior e desenvolvimento cognitivo, psicomotor e emocional dos alunos inseridos no espaço escolar. Enfim, os registros melhoraram a prática, aumentaram as experiências e formularam novos conhecimentos.